O Ecossistema das Campanhas
Por trás de cada personagem há uma campanha. Por trás de cada campanha há um grupo de pessoas que concordaram em compartilhar imaginação. Com quase 1,8 mil campanhas, o Old Dragon testa amizades sob fogo de dados. Esta é a história de como jogamos juntos, por que continuamos voltando, e o que faz algumas mesas durarem anos enquanto outras morrem em semanas.
Este é o quarto e último artigo de uma série comemorativa analisando os dois anos de vida do Old Dragon Online. Confira o primeiro artigo, O Perfil do Aventureiro Old Dragon, e o segundo em A Jornada dos Níveis, e o terceiro em Arsenal e Magia.
Longevidade: O ciclo de vida e morte das campanhas
A distribuição temporal conta história de aspiração versus realidade das campanhas no Old Dragon Online:
Antes de qualquer análise, um disclaimer: estes dados foram calculados com base em campanhas persistentes e atualizações em fichas de personagem no Old Dragon Online. Apagar uma campanha elimina a mesma de nossas estatísticas. Então existe um notável “viés de sobrevivência” aqui, já que não temos registros de campanhas que foram removidas.
Quase um terço de todas as campanhas não sobrevive ao entusiasmo inicial. Quem sabe criadas por mestres sonhadores, jogadores experimentando nossas ferramentas, ou aventuras de one-shots efêmeras.
Por que tão alta mortalidade inicial? A minha teoria: criar campanha é fantasia, jogar campanha é trabalho. É fácil imaginar épicas aventuras, difícil coordenar agenda de 5 adultos. É excitante criar mundo, tedioso preparar sessão toda semana.
O filtro de um mês (35,69% morrem antes) é um “acorda para vida”. É tempo suficiente para entusiasmo inicial evaporar, para problemas reais emergirem. Quem fala demais ou de menos? Quem não aparece? O estilo do Mestre funciona? A química existe?
Campanhas que passam de 3 meses entram em território diferente. Agora há investimento emocional. Personagens têm histórias, grupos têm dinâmicas, existem piadas internas. Desistir agora seria admitir fracasso, desperdiçar investimento. É a falácia do custo irrecuperável trabalhando em favor da diversão.
E temos a anomalia de quase 1 em cada 4 campanhas no OD Online que duram mais de um ano, de um modo ou de outro. Verdadeiros milagres. São relacionamentos que sobreviveram a mudanças de emprego, términos de namoro, mudanças de cidade. Cada uma representa centenas de horas compartilhadas, milhares de decisões coletivas, incontáveis memórias.
Padrões temporais: Quando jogamos
Sábado é o dia universal do RPG, quando responsabilidades pausam e podemos fingir ser elfos. Sexta e Domingo completam o triunvirato do fim de semana.
Fatores de Sucesso: O que separa Épicas de Esquecidas
Em uma análise quantitativa com tratamento estatístico e correlação de variáveis, tomamos a liberdade de elaborar as seguintes hipóteses:
| Fator | Impacto na Longevidade | Evidência | 
|---|---|---|
| Grupo com 8+ jogadores | +63% de duração | Grupos maiores duram 319 dias vs 196 dias | 
| Composição Balanceada | +32% de duração | Campanhas balanceadas duram 269 dias vs 204 dias | 
| Presença de Clérigo | +27% de duração | Campanhas com Clérigo duram 249 dias vs 197 dias | 
| Sessões Frequentes (2+/sem) | +5% de duração | 223 dias vs 212 dias para sessões regulares | 
Grupos com mais de 8+ jogadores tem um surpreendente poder de aumentar a duração de campanhas, se combinado à estratégia de jogar no mesmo dia independente do quórum. Esta grande quantidade não necessariamente significa jogadores simultâneos (participando no mesmo dia), nem o convite de tantos jogadores no início da campanha, mas se adaptar a mudanças e convidar diferentes pessoas para compor a mesa e dar continuidade à história.
Composição balanceada (presença de ao menos um Guerreiro, um Mago, um Clérigo e um Ladrão, seja classe base ou especialização) também tem uma influência positiva.
Presença de Clérigo não é sobre mecânica, é sobre mentalidade. Alguém escolheu canalizar sua divindade para ajudar, colocou grupo acima de glória pessoal. Esse jogador é a cola que mantém grupos unidos.
Já sessões frequentes (2 ou mais por semana) demonstraram que não tem alta influência na persistência de campanhas de logo prazo.
Composição ideal: A receita para o sucesso
Para este cálculo final, para correlacionar campanhas com composição de personagens, definimos que “Taxa de Sucesso” significa uma campanha durando mais de 6 meses.
Balanceada (ao menos um Guerreiro, Clérigo, Mago, e um Ladrão, ou suas especializações) não é sobre otimização, mas sobre todos terem um papel, e destes, mais de 100 campanhas deste estilo duraram mais de 6 meses.
Pesado em Combate significa mais de 50% de Guerreiros (ou suas especializações).
Pesado em Magia significa mais de 50% de Magos (ou suas especializações).
Pesado em Suporte significa mais de 50% de Bardos, Druidas, ou Xamãs (decidimos arbitrariamente apenas para fins de agrupamento).
E todas as outras campanhas estão somadas em Mista/Caótica.
Conclusões: O milagre da narrativa compartilhada
Após analisar as quase 1,8 mil campanhas, a verdade emerge: cada campanha bem-sucedida é um milagre de coordenação social. São pessoas concordando em compartilhar imaginação, semana após semana, mês após mês, criando história que só existe em suas mentes coletivas.
O Old Dragon não é sobre regras ou dados ou “builds”. É sobre pessoas escolhendo gastar tempo precioso juntas, criando memórias que durarão décadas. É sobre aquela vez que o Paladino se sacrificou pelo grupo, aquela rolagem natural 20 que salvou todos, aquela piada que ainda faz todos rirem anos depois.
Muito obrigado para você que nos acompanhou nesta série de quatro artigos. Foi muito interessante (e divertido) tentar achar sentido no nosso vasto banco de fichas de personagens e campanhas, compartilhando nossas próprias hipóteses. E que venham mais anos de Old Dragon Online!