Arsenal e Magia

por Julio Monteiro
10 de outubro de 2025, 10:00
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Notícia

Em um mundo onde a morte espreita no nível 1, cada peça de equipamento importa. Cada magia preparada pode ser a diferença entre extermínio absoluto e vitória gloriosa. Com mais de mil equipamentos catalogados e quase 200 magias no sistema, o Old Dragon oferece arsenal vasto. Mas como os jogadores realmente usam essas ferramentas?

Este é o terceiro artigo de uma série comemorativa analisando os dois anos de vida do Old Dragon Online. Confira o primeiro artigo, O Perfil do Aventureiro Old Dragon, e o segundo em A Jornada dos Níveis.

Armas favoritas: A personalidade através do aço

Cada classe tem sua assinatura marcial:

Armas Mais Populares por Classe
Classe Arma mais popular Percentual
Ladrão Adaga 47,41%
Clérigo Maça 39,43%
Arqueiro Flecha de Guerra 41,03%
Ranger Flecha de Guerra 32,03%
Assassino Adaga 39,92%
Anão Aventureiro Machado de Batalha 31,60%
Bardo Adaga 26,79%
Mago Bordão/Cajado 23,33%
Bárbaro Machado de Batalha 22,27%
Paladino Espada Longa 21,96%
Ilusionista Adaga 21,05%
Necromante Adaga 20,78%
Druida Bordão/Cajado 20,59%
Guerreiro Espada Longa 16,64%
Halfling Aventureiro Adaga 45,73%

O domínio da espada longa entre Paladinos não é coincidência: é mitologia. A espada é símbolo de justiça, civilização, ordem. A espada longa É o Paladino, tanto quanto sua fé.

Ladrões e suas adagas representam pragmatismo puro. A adaga é ferramenta. É fácil de esconder, rápida de sacar, útil fora de combate.

O apego dos Magos ao cajado transcende mecânica. O cajado é símbolo de ofício, marca de erudição, apoio físico para corpos negligenciados em favor de mentes. Um Mago sem cajado é advogado sem terno. Tecnicamente funcional, mas semioticamente incompleto.

Bárbaros preferindo machados sobre espadas é escolha cultural. Espadas são civilização, forjadas com técnica. Machados são força bruta com lâmina.

Quem sabe a conclusão mais interessante é: a ilustração importa. As armas mais populares estão presentes nas respectivas artes que ilustram os livros de Old Dragon.

Magias Arcanas: O “meta” dos magos

Magias Arcanas Mais Populares
Posição Magia Círculo % dos Conjuradores
Mísseis Mágicos 1 61,87%
Escudo Arcano 1 47,32%
Sono 1 43,02%
Enfeitiçar Pessoas 1 41,29%
Mãos Flamejantes 1 35,26%
Escuridão 1 32,14%
Luz 1 32,10%
Trancar 1 22,56%
Abrir 1 22,56%
10º Patas de Aranha 1 18,98%

Mísseis Mágicos e Escudo Arcano não são apenas populares. São o “dó-ré-mi-fá-sol-lá-si” da magia, as rodas de treinamento que nunca removemos porque funcionam sempre.

Já Sono é a magia dos pragmáticos. Não mata, não impressiona, apenas remove ameaças temporariamente. É escolha de jogadores que entenderam que sobrevivência é maior que glória.

Magias Divinas: Preces litúrgicas

Magias Divinas Mais Populares
Posição Magia Círculo % dos Conjuradores
Curar Ferimentos 1 50,98%
Arma Abençoada 1 45,10%
Santuário 1 28,32%
Luz 1 21,34%
Causar Ferimentos 1 19,61%
Constrição 1 18,69%
Imobilizar Pessoas 2 13,73%
Abençoar 2 13,38%
Proteção contra Alinhamento 1 11,59%
10º Martelo Espiritual 2 10,09%

Clérigos surpreenderam, se demonstrando serem mais variados que Magos. Enquanto que Mísseis Mágicos reina supremo, Clérigos com sua magia Curar Ferimentos está presente nas preces diárias de apenas 1 em cada 2 combatentes divinos.

Imobilizar Pessoas, embora de segundo círculo divino, é tão popular que aparece no top 10, acompanhado de Abençoar e Martelo Espiritual.

Na semana que vêm, a nossa próxima aventura nos levará ao artigo O Ecossistema das Campanhas, com análise de campanhas no Old Dragon Online.