Arsenal e Magia
Em um mundo onde a morte espreita no nível 1, cada peça de equipamento importa. Cada magia preparada pode ser a diferença entre extermínio absoluto e vitória gloriosa. Com mais de mil equipamentos catalogados e quase 200 magias no sistema, o Old Dragon oferece arsenal vasto. Mas como os jogadores realmente usam essas ferramentas?
Este é o terceiro artigo de uma série comemorativa analisando os dois anos de vida do Old Dragon Online. Confira o primeiro artigo, O Perfil do Aventureiro Old Dragon, e o segundo em A Jornada dos Níveis.
Armas favoritas: A personalidade através do aço
Cada classe tem sua assinatura marcial:
| Classe | Arma mais popular | Percentual |
|---|---|---|
| Ladrão | Adaga | 47,41% |
| Clérigo | Maça | 39,43% |
| Arqueiro | Flecha de Guerra | 41,03% |
| Ranger | Flecha de Guerra | 32,03% |
| Assassino | Adaga | 39,92% |
| Anão Aventureiro | Machado de Batalha | 31,60% |
| Bardo | Adaga | 26,79% |
| Mago | Bordão/Cajado | 23,33% |
| Bárbaro | Machado de Batalha | 22,27% |
| Paladino | Espada Longa | 21,96% |
| Ilusionista | Adaga | 21,05% |
| Necromante | Adaga | 20,78% |
| Druida | Bordão/Cajado | 20,59% |
| Guerreiro | Espada Longa | 16,64% |
| Halfling Aventureiro | Adaga | 45,73% |
O domínio da espada longa entre Paladinos não é coincidência: é mitologia. A espada é símbolo de justiça, civilização, ordem. A espada longa É o Paladino, tanto quanto sua fé.
Ladrões e suas adagas representam pragmatismo puro. A adaga é ferramenta. É fácil de esconder, rápida de sacar, útil fora de combate.
O apego dos Magos ao cajado transcende mecânica. O cajado é símbolo de ofício, marca de erudição, apoio físico para corpos negligenciados em favor de mentes. Um Mago sem cajado é advogado sem terno. Tecnicamente funcional, mas semioticamente incompleto.
Bárbaros preferindo machados sobre espadas é escolha cultural. Espadas são civilização, forjadas com técnica. Machados são força bruta com lâmina.
Quem sabe a conclusão mais interessante é: a ilustração importa. As armas mais populares estão presentes nas respectivas artes que ilustram os livros de Old Dragon.
Magias Arcanas: O “meta” dos magos
| Posição | Magia | Círculo | % dos Conjuradores |
|---|---|---|---|
| 1º | Mísseis Mágicos | 1 | 61,87% |
| 2º | Escudo Arcano | 1 | 47,32% |
| 3º | Sono | 1 | 43,02% |
| 4º | Enfeitiçar Pessoas | 1 | 41,29% |
| 5º | Mãos Flamejantes | 1 | 35,26% |
| 6º | Escuridão | 1 | 32,14% |
| 7º | Luz | 1 | 32,10% |
| 8º | Trancar | 1 | 22,56% |
| 9º | Abrir | 1 | 22,56% |
| 10º | Patas de Aranha | 1 | 18,98% |
Mísseis Mágicos e Escudo Arcano não são apenas populares. São o “dó-ré-mi-fá-sol-lá-si” da magia, as rodas de treinamento que nunca removemos porque funcionam sempre.
Já Sono é a magia dos pragmáticos. Não mata, não impressiona, apenas remove ameaças temporariamente. É escolha de jogadores que entenderam que sobrevivência é maior que glória.
Magias Divinas: Preces litúrgicas
| Posição | Magia | Círculo | % dos Conjuradores |
|---|---|---|---|
| 1º | Curar Ferimentos | 1 | 50,98% |
| 2º | Arma Abençoada | 1 | 45,10% |
| 3º | Santuário | 1 | 28,32% |
| 4º | Luz | 1 | 21,34% |
| 5º | Causar Ferimentos | 1 | 19,61% |
| 6º | Constrição | 1 | 18,69% |
| 7º | Imobilizar Pessoas | 2 | 13,73% |
| 8º | Abençoar | 2 | 13,38% |
| 9º | Proteção contra Alinhamento | 1 | 11,59% |
| 10º | Martelo Espiritual | 2 | 10,09% |
Clérigos surpreenderam, se demonstrando serem mais variados que Magos. Enquanto que Mísseis Mágicos reina supremo, Clérigos com sua magia Curar Ferimentos está presente nas preces diárias de apenas 1 em cada 2 combatentes divinos.
Imobilizar Pessoas, embora de segundo círculo divino, é tão popular que aparece no top 10, acompanhado de Abençoar e Martelo Espiritual.
Na semana que vêm, a nossa próxima aventura nos levará ao artigo O Ecossistema das Campanhas, com análise de campanhas no Old Dragon Online.