Perguntas & Respostas Frequentes
Bem-vindo ao FAQ do Old Dragon, onde você encontrará respostas rápidas e úteis para suas dúvidas como jogador durante suas aventuras pelas terras do velho dragão. Navegue pelos tópicos e melhore ainda mais a sua experiência neste clássico RPG nacional!
Atributos
1. Testar Atributos ou D6?
Na hora que julgar ser realmente necessária uma rolagem de dados para uma situação, como saber se devo pedir uma rolagem de atributo ou de x chance em d6?
Como você preferir. Em essência, não há forma correta ou errada de escolher. Você dispõe de duas formas de realizar, seja com atributos ou com chances em D6. Arbitre como achar correto para aquela situação.
Pessoalmente, eu prefiro usar Atributos para algo próprio da pessoa; e D6 para algo que pode ser treinado, melhorado, estudado, como se funcionasse como uma perícia.
Raça
1. Como criar Raças?
Ainda não temos publicado nenhum material sobre a criação de raças. No entanto, estamos trabalhando neste subsistema que provavelmente será publicado em breve. Você pode usar as diretrizes para criação de subraças já publicadas para usar como parâmetro se não quiser ou puder aguardar a publicação das regras oficiais.
2. Se o elfo aventureiro perde as habilidades do Mago, como ele aprende magias durante a campanha?
O Elfo aventureiro aprende as magias quando acessa o 6º nível.
3. O Ataque Assassino ou Ataque Furtivo (do ladrão ou assassino) pode ser só com arma corpo a corpo ou com arma de disparo também?
Qualquer uma das duas, desde que respeite as regras para cada tipo de ataque, como as distâncias máximas e mínimas da arma usada.
Personagem
1. O resultado do ataque precisa ser maior que CA do usuário, ou já acerta se for igual?
Maior. O Empate é sempre da defesa. Qualquer texto que diga o contrário será ajustado em futuras reimpressões.
Em termos de jogo, você pode considerar que o ataque acertou o personagem, mas não foi capaz de causar dano, sendo aparado pelo escudo, armadura ou pegando levemente de raspão.
Equipamento
1. Não existem peças de platina e electrum no OD2?
Não, não existem no jogo oficial. Mas, na sua mesa, podem existir quaisquer tipos de metais valiosos que você queira criar. Seja criativo!
Campanha
4. O sistema de pontos por hexágono no hexcrawl é o mesmo no LB1 e no livro dos Ermos?
Não. O sistema do guia dos ermos é mais complexo e completo, permitindo uma experiência mais imersiva no ato de explorar. As regras de viagem dos livros básicos são mais generalistas e menos complexas. Use a que você acha que mais se aproxima da expriência que quer imprimir no seu jogo!
Combate
4. Contra-Ataque
O contra-ataque citado nessa página seria a situação em que um personagem tenta se afastar de um oponente com o qual está engajado? E o único jeito de evitar seria recuando?
Não existe contra-ataque como regra no OD2, assim como não existe um ataque de oportunidade. Contra-ataque está no texto para exemplificar que se desengajar de um ataque sem cuidar da sua defesa e retaguarda, como ocorre numa ação de fugir, desencadeia a chance de ser atingido por um inimigo.
5. Como combater com duas armas?
Não importa qual arma você use, o equipamento que porte, o inimigo contra você combata, o número de ataques é fornecido pela sua habilidade em combate.
É a sua habilidade que o faz atacar melhor, e mais vezes. É por isso que apenas guerreiros (e especializações combativas) conseguem um segundo ataque durante a evolução das suas habilidades.
Se mesmo assim você quiser usar duas armas, nossa sugestão é:
- Limite de 2 armas pequenas ou 1 média e 1 pequena por empunhadura.
- Usar 2 armas faz com que você SEMPRE perca na iniciativa. Ou seja, agindo depois dos monstros.
- Rola um único ataque (vamos fazer rápido), mas rola o dano das duas armas ficando com o dado de maior resultado.
Por exemplo: está com uma espada longa e uma adaga nas mãos?
- Ataca com 1 dado normalmente.
- Acerto: joga 1d8 (espada longa) e 1d4 (adaga) pra saber o dano.
- Resultado: se você obteve 2 na espada longa e 4 na adaga, o dano do ataque é 4.
- Bônus de dano são aplicados após determinar qual dado será usado no dano.
Magia
2. É necessário fazer alguma rolagem para que a magia seja efetivada, ou ela automaticamente sempre acerta com apenas o PJ mago dizendo que faz a magia?
Não existe teste para conjurar magia a não ser que a descrição da magia diga o contrário.
Mestrando
1. Morte e Reposição de personagens
Quando um personagem de um jogador morre definitivamente, e os demais personagens permanecem vivos, qual é a abordagem recomendada como mestre para introduzir um novo personagem para o jogador que perdeu seu personagem anterior? Deve-se começar o novo personagem no mesmo nível dos demais ou retornar ao 1º nível?
Depende de como você quer fazer a substituição do personagem. Pode ser por outro de igual nível, ou de um, dois ou três níveis menor, ou ainda por um de 1º nível. Minha sugestão é que seja do nível mais baixo do Estágio onde os personagens se encontram:
- Iniciante: novo personagem começa no 1º Nível.
- Heroico: novo personagem começa no 3º Nível.
- Avançado: novo personagem começa no 6º Nível.
- Legado: novo personagem começa no 10º Nível.
Monstro
1. Qual a regra para conversão de monstros do OD1 para o OD2?
Não existe! O novo livro dos monstros é a conversão que você precisa. Um Goblin do Old Dragon 1ª Edição convertido é o Goblin presente no Old Dragon 2ª Edição.
Para monstros que não estejam publicados ainda no OD2, nossa recomendação é usar a regra de criação de monstros presente no LB3 para criar o monstro do zero.
2. Como criar monstros no Old Dragon 2?
No Livro III: Monstros & Inimigos, no Apêndice 7: Criando Monstros e no Apêndice 8: Como Gerar Monstros Únicos, você encontra instruções de como dar vida a seus monstros. Confira no vídeo abaixo o passo a passo com um apresentador muito especial: