Bardo

O Bardo é um personagem ligado às artes e à performance. São viajantes, repórteres da vida cotidiana e divulgadores de feitos épicos.

Percorre as estradas cantando, atuando e inspirando emoções à plateia, sempre atrás da oportunidade de estar próximo dos acontecimentos e utilizando como ferramentas de sobrevivência seu magnetismo pessoal e astúcia.

Restrições

Além de seguir a evolução de experiência de um Ladrão especialista, o Bardo perde a habilidade de Ladrão Ataque Furtivo, mas mantém e evolui Ouvir Ruídos e seus talentos de Ladrão, possuindo uma versão modificada de alguns talentos adaptados:

Cultura substitui o talento Arrombar. O Bardo está a todo momento em contato com novos conhecimentos, pessoas e culturas, permitindo-lhe saber de coisas como folclore, lendas, história antiga e geografia.

Decifrar substitui o talento Armadilha. O Bardo conhece diferentes alfabetos e idiomas o que permite, uma vez por objeto, tentar decifrar o significado de textos em outros idiomas, realizando dois testes: um para identificar o idioma e outro para decifrá-lo.

Habilidades de Classe

  • Armas: Apenas pequenas ou médias. Armas grandes geram ataques difíceis para o Bardo.
  • Armaduras: Apenas as leves. Escudos, Armaduras Média ou Pesadas, impedem o uso das suas habilidades e protegem apenas a metade da CA normal.
  • Itens Mágicos: Podem usar todos os pergaminhos mágicos com metade dos níveis que possuir.

1 Ouvir Ruídos: O Bardo consegue ouvir ruídos como uma conversa do outro lado de uma porta ou sons de monstros se aproximando. Para isso, ele deve estar em um ambiente silencioso, como em uma masmorra e fora de um combate.

O Bardo possui uma chance de 1-2 em 1d6 para conseguir ouvir ruídos.

  • 3 A chance aumenta para 1-3 em 1d6.

  • 6 A chance aumenta para 1-4 em 1d6.

  • 10 A chance aumenta para 1-5 em 1d6.

1 Talentos de Ladrão: Bardos possuem algumas habilidades as quais representam seus principais campos de atuação, começando com 2 pontos em cada um dos cinco talentos e 2 pontos adicionais para distribuir como desejar.

  • 3 Recebe 2 pontos para evoluir seus talentos.

  • 6 Recebe 2 pontos para evoluir seus talentos.

  • 10 Recebe 2 pontos para evoluir seus talentos.

Escalar Escalar: Permite escalar superfícies sem uso de cordas e de forma segura, incluindo as íngremes, lisas e sem apoios para mãos e pés.
Furtividade Furtividade: Permite se esconder de maneira imóvel nas sombras, não podendo ser detectado por outros alvos sem o uso de magia.
Punga Punga: Permite retirar pequenos itens de bolsos, algibeiras, mochilas etc. de outras pessoas, além de realizar pequenos truques de prestidigitação com as mãos.
Cultura Cultura: Está a todo momento em contato com novos conhecimentos, pessoas e culturas, permitindo-lhe saber de coisas como folclore, lendas, história antiga e geografia.
Decifrar Decifrar: Conhece diferentes alfabetos e idiomas o que permite, uma vez por objeto, tentar decifrar o significado de textos em outros idiomas, realizando dois testes: um para identificar o idioma e outro para decifrá-lo.

1 Influenciar: O Bardo por meio da música, oratórias e baladas heroicas consegue influenciar as reações de monstros ou personagens do Mestre com uma chance de 1-2 em 1d6. O Bardo recebe um modificador de +1 ou -1 no Teste de Reação destas audiências para melhorar a reação dos alvos (+1) ou para torná-los mais hostis (-1).

3 Inspirar: O Bardo se for capaz de passar ao menos uma rodada atuando, e enquanto continuar mantendo a atuação, consegue que seus aliados se tornem mais confiantes no sucesso. Um alvo inspirado pelo Bardo faz com que seus testes de atributos e ataques fiquem como se fossem um nível mais fácil do que realmente são, tornando, por exemplo, testes muito difíceis em apenas testes difíceis.

6 Fascinar: O Bardo por meio da música, oratória e baladas heroicas consegue deixar uma audiência de monstros ou personagens do Mestre não hostis, que tenham até 2 Dados de vida a cada 3 níveis do Bardo, desde que entenda o idioma usado pelo Bardo, envolvida e concentrada no seu desempenho artístico.

10 Usar Pergaminhos: O Bardo adquire a habilidade de Usar Pergaminhos como se fosse um Mago com metade dos níveis que possuir.

11 Reputação: O Bardo de alto nível atinge um grau superior de reconhecimento pelos seus feitos, obtendo Reputação 1 em 1d6. O valor de Reputação evolui em 1 até o máximo de 1-5 em 1d6 no 15º nível.