Grizzi

Os aventureiros mais irritantemente criativos de Kadur.

Grizzis são pequenos humanoides de Ryanon, de grande inteligência e criatividade. A maioria dessa raça é composta de indivíduos de natureza pacata, rural e pouco dados a assuntos bélicos.

São colecionadores compulsivos de qualquer coisa que lhes suscite a obsessão, e possuem uma cultura rica e costumes exóticos.

Seu físico é sua principal característica.

Possuem a pele clara, em tons que podem ir do branco ao mostarda e repleta de rugas e verrugas, grandes olhos expressivos e esbugalhados e orelhas pontudas voltadas para trás. Suas mãos possuem 3 dedos (um polegar e dois “indicadores”) e seus pés, também com três dedos articulados, se assemelham muito mais a uma mão que um pé humano.

Costumam viver e se desenvolver exatamente como os humanos. Por volta dos 15 anos, porém, adquirem a aparência de jovens “idosos” com cabelos ralos, brancos e pele enrugada. Aparência que se manterá pelos próximos 50 a 60 anos, quando sua figura começará a envelhecer ainda mais.

Gostam de habitar comunidades tranquilas, longe do tumulto das grandes e ruidosas cidades humanas. Estão quase sempre próximas de pequenas florestas ou bosques, onde costumam coletar frutas e produzir os famigerados repolhos pretos para o gulash.

Todo Grizzi recebe dos pais, logo ao nascer, uma árvore plantada em algum bosque próximo. A esta árvore é dado o nome de “zerele”. Cada zerele pertence ao indivíduo em específico e adquire status de símbolo sagrado para a comunidade.

Personalidade

Apesar de serem pouco amigáveis à princípio, não compactuam com a falta de cordialidade e violência gratuita. Você jamais verá um Grizzi chamando alguém para briga gratuitamente.

Grizzis podem ser considerados os seres mais mal-humorados de toda Ryanon, especialmente depois de acordar. Grizzis são pessimistas; para eles, tudo sempre dará errado da pior forma possível, e todo dia é o pior das suas vidas.

São tão pessimistas que o famoso matemático grizzi de nome Märphy Galanos estabeleceu que “se algo possui uma mínima chance de dar errado, certamente dará errado, e dará errado de novo se você for um Grizzi”.

Outra marca registrada dos grizzi é a habilidade de xingar. Usando adjetivos pouco comuns e até estranhos, aliados a palavras de baixo calão, os Grizzis conseguem ofender uns aos outros com grande intensidade.

Colecionar é a razão principal de viver de todo Grizzi. Eles acreditam piamente que quando morrem vão para uma terra vazia sem cor onde as únicas coisas que poderão carregar são suas coleções, que chamam de “menish”.

Assim, colecionar não é apenas religião, é o meio de garantir uma eternidade menos tediosa. E eles escolhem coisas inabituais para colecionar, mesmo dentes incisivos de orcs ou lascas de unhas de dedão de monstros encontrados pelo caminho.

O amor pelas coleções é tamanho, que um Grizzi e todas as suas coleções serão enterrados aos pés da sua zerele a sua árvore pessoal, para passarem juntos e segundo suas crenças, continuarem colecionando por toda a eternidade.

O Grizzi nas Aventuras

Grizzis não são à primeira vista, aventureiros natos. Sua vida pacata, seus gostos pouco ortodoxos e sua imensa vontade de permanecer quieto, colecionando e reclamando da vida, fazem das aventuras algo pouco atrativo para um Grizzi padrão.

No entanto, quando o chamado da aventura surge para um Grizzi, ele não pensa duas vezes. Afinal, esta é a oportunidades perfeita de colecionar coisas diferentes, de lugares inimagináveis.

Perguntas para se responder ao criar um Grizzi:

  • Pergunta 1: O que seu grizzi coleciona?
  • Pergunta 2: O que seu grizzi não encontrou na sua vida e que o levou a se aventurar?
  • Pergunta 3: O que seu grizzi mais despreza nas pessoas a ponto de ser algo impossível de tolerar sem uma boa dose de rabugice?

Habilidades de Raça

  • 1 Escaladores: O formato de seus pés os tornam perfeitos escaladores, conseguindo escalar com uma chance de 1-2 em 1d6. Se o Grizzi adotar a classe Ladrão, ele acrescenta ainda um bônus de 1 no seu talento Escalar.

  • 1 Exasperar: Um grizzi que conseguir passar uma rodada completa xingando um alvo, faz com que na rodada seguinte este alvo realize todos os testes como se fossem testes difíceis.

  • 1 Pequenos: Devido à baixa estatura e agilidade, todos os ataques provenientes de criaturas grandes ou maiores são considerados ataques difíceis para acertar um Grizzi.

  • 1 Restrições: Por não terem tradição na forja de armaduras, os Grizzis usam apenas armaduras de couro, a não ser que a armadura seja confeccionada especialmente para ele.

    Um grizzi não pode usar armas grandes, sendo restrito apenas a armas pequenas ou médias. Um Grizzi só consegue usar uma arma média como se fosse uma arma de duas mãos.

Infravisão Movimento base é de 6 metros.

Infravisão Infravisão não possui.

Infravisão Alinhamento Grizzi tende a ser Caótico.