Anão
Orgulhosos Habitantes dos Salões sob a Montanha.
Honrados, perfeccionistas e reservados, os anões são conhecidos não só pela sua peculiar aparência, mas sobretudo pela forma como se relacionam com as outras raças e com a sua própria história.
De aparência robustas e rústica, corpulentos e com uma inconfundível grande barba, anões vivem junto dos seus clãs com as montanhas sobre suas cabeças, minerando, forjando, reverenciando seus antepassados e comemorando com cerveja e suas famosas bebidas fortes.
Os Salões sob a Montanha, onde vivem isolados, são locais sagrados e reverenciados por eles. Lá, adotam um estilo de vida comedido, voltado ao trabalho, entrecortando o silêncio apenas com suas canções de trabalho e suas frequentes comemorações.
São guiados pela honra e pelo sentimento de gratidão por todos aqueles que ajudaram a construir o orgulho que sentem das suas origens, quando lideraram a raça anã em feitos de superação, conquista e guerra contra seus inimigos.
Como bons tradicionalistas, colocam sua família, seu clã e principalmente sua raça acima de todas as coisas, inclusive de si mesmos e de suas vontades pessoais.
Buscam honrar suas origens tentando demonstrar que são dignos de fazer parte do que eles costumam chamar: povo perfeito.
Exímios forjadores, trabalham o metal à sua vontade. Não há nada que eles não possam forjar, e não há nenhum objeto de metal que não fique perfeito após um anão aplicar suas técnicas ancestrais de metalurgia.
Com pensamento lógico acurado, se destacam na engenharia, nas construções, nos trabalhos pesados, mas, ao mesmo tempo, demonstram pouca aptidão às artes arcanas.
Fora de suas terras, se mostram orgulhosos e defensores de suas origens, fazendo questão de sempre comparar tudo à volta com a versão melhorada a qual os anões são capazes de criar.
Personalidade
Orgulho, tradição e obsessão são três importantes palavras para descrever a personalidade anã.
Orgulhosos de tudo relativo ao seu povo, estão a todo tempo lembrando a todos da importância, da imponência, da qualidade, da grandiosidade do seu povo, das canções que glorificam as vitórias sobre seus inimigos.
Um anão é quase um escravo dos feitos dos seus antepassados. Um herói anão é, antes de tudo, uma régua de perfeição. Um grau a admirar, perseguir e atingir.
Tradição, para eles, não é uma mera forma de passar aos mais novos os costumes de seu povo, e sim um estilo de vida e um código de honra. Uma espécie de linha guia para basear suas ações e seu pensamento.
O anão é um ser obcecado. Pela defesa dos seus ideais, pelo seu povo, pela perfeição do seu trabalho.
Seja a excelência em batalha, o minucioso trabalho de forja de armas e armaduras, a fermentação precisa da cerveja, a composição da canção que zomba dos orcs, o ideal de vida do anão está centrado na perfeição num nível próximo da idolatria espiritual.
O Anão nas Aventuras
Partir para as aventuras é mais do que uma opção para alguns anões, sendo, em alguns casos, uma forma de reverenciar as tradições do seu povo.
Com uma memória repleta de feitos épicos e exemplos a admirar e a seguir, provar-se capaz jogando-se no mundo é, sem dúvida, o mais importante dos motivadores para um anão aventurar-se.
O anão quer provar sua capacidade, sua habilidade, resiliência e ser digno de portar o nome de seu clã.
Anões aventureiros são guiados pelo exemplo e pelo orgulho dos feitos os quais podem realizar e que deixarão para as futuras gerações.
Perguntas para se responder ao criar um anão:
- Pergunta 1: Do que seu anão mais se orgulha das suas tradições?
- Pergunta 2: O que seu anão busca provar ou realizar?
- Pergunta 3: O que seu anão possui como principal obsessão?
Habilidades de Raça
-
1 Mineradores: Por milênios, anões aprendem desde cedo a avaliar passagens e condições de muralhas e portais.
Por isso são capazes de detectar, mesmo que não estejam analisando ativamente, com um resultado de 1 em 1d6, anomalias em pedras, como armadilhas em cavernas ou fossos escondidos, ou com um resultado de 1-2 em 1d6 caso estejam efetivamente procurando.
-
1 Vigoroso: Os anões são muito resistentes aos efeitos que afetem seu corpo, recebendo um bônus de +1 em qualquer teste de JPC.
-
1 Armas grandes: São restritas para anões que podem usar apenas armas médias e pequenas. Armas grandes forjadas como um item racial anão são consideradas armas médias para um anão.
-
1 Inimigos: Anões são inimigos naturais e disputam território com orcs, ogros e hobgoblins e, por isso, os ataques dos anões contra essas criaturas são considerados ataques fáceis.
Movimento base é de 6 metros.
Infravisão de 18 metros.
Alinhamento Anão tende a ser Ordeiro.