Ilusão I
- Alcance: especial
- Duração: especial
- Jogada de Proteção: JPS nega
Enquanto concentrado, o conjurador cria a ilusão de uma criatura, objeto ou cena, desde que já tenha a visto anteriormente. A Ilusão é apenas visual e, apesar de possuir movimentos, não emite sons, não possui cheiro e não irradia temperatura.
Se não for usada para criar um falso ataque, a ilusão desaparecerá ao ser tocada. Se usada para atacar ou simular um ataque, o alvo poderá realizar uma JPS para negar os efeitos da ilusão.
A Ilusão criada possui CA 11, o mesmo BA do conjurador e desaparece após a concentração do conjurador ser interrompida ou ao ser atingida com sucesso em combate.
Uma ilusão nunca causa dano real. Ao ser “morto” por uma ilusão, o oponente ficará inconsciente por 1d4 rodadas.
- Alcance: especial
- Duração: especial
- Jogada de Proteção: JPS nega
Enquanto concentrado e pelas próximas 1d3 rodadas após o término da concentração, o conjurador cria a ilusão de uma criatura, objeto ou cena já vista antes pelo conjurador. A ilusão se movimenta, emite sons – embora não consiga falar ou simular falas com palavras inteligíveis – e não irradia temperatura.
Se não for usada para criar um falso ataque, a ilusão desaparece ao ser tocada. Se usada para atacar ou simular um ataque, o alvo pode realizar uma JPS para negar os efeitos da ilusão.
A ilusão criada possui CA 14, o mesmo BA do conjurador e desaparece em até 1d3 rodadas após a concentração do conjurador ser interrompida ou ao ser atingida com sucesso em combate.
Uma ilusão nunca causa dano real. Ao ser “morto” por uma ilusão, o oponente ficará inconsciente por 1d4+2 rodadas.
- Alcance: especial
- Duração: permanente
- Jogada de Proteção: JPS nega
Enquanto estiver ativa e até ser dissipada, o conjurador cria a ilusão de uma criatura, objeto ou cena, mesmo se nunca vista pelo conjurador. A ilusão movimenta-se, emite sons – inclusive os da fala com palavras inteligíveis – irradia temperatura, possui odor e é sensível ao toque dos oponentes, já que não desaparece quando tocada. Se usada para atacar ou simular um ataque, o alvo pode realizar uma JPS para negar os efeitos da ilusão.
A Ilusão criada possui CA 16, o mesmo BA do conjurador e pontos de vida ilusórios iguais ao valor de inteligência do conjurador. Esta ilusão só desaparece quando dissipada. Ao ser atingida com sucesso em combate perde os pontos de vida ilusórios até ser morta ilusoriamente.
Uma ilusão nunca causa dano real, no entanto, em uma Ilusão Permanente, há uma chance de 1 em 1d6 de que o alvo atingido – que receba 15 ou mais pontos de dano da ilusão – morra de verdade por acreditar estar seriamente ferido. Caso o alvo, ainda que receba 15 ou mais pontos de dano da ilusão, não morra pela chance de 1 em 1d6, cairá no chão inconsciente por 1 turno.
Miragem I
- Alcance: especial
- Duração: especial
- Jogada de Proteção: especial
O conjurador cria uma ilusão a qual esconde, dentro da área de alcance da magia, o verdadeiro terreno. Todos os sentidos são afetados, mas os possíveis efeitos causados pelo terreno verdadeiro não – um fosso de lava ainda é um fosso de lava capaz de matar queimado qualquer desavisado, mesmo aparentando ser um campo florido.
Se a alteração do terreno criada pela ilusão for sutil, uma JPS é permitida, no entanto, se a mudança causar suspeita, uma JPS fácil é permitida para negar a ilusão. Apenas alvos bem-sucedidos ficam livres dos efeitos, e a ilusão persiste até o fim de sua duração.
Caso uma criatura seja vítima da ilusão (caindo em um precipício aparentando ser uma floresta, por exemplo), todos os observadores recebem automaticamente o direito a uma JPS muito fácil.
- Alcance: 9 metros +1/nível
- Duração: especial
- Jogada de Proteção: JPS nega
Enquanto mantiver sua concentração, o conjurador cria uma ilusão sonora de qualquer barulho, fala ou som, já ouvida anteriormente por ele. O som ilusório pode se mover, aumentar ou diminuir de volume, e o conjurador pode controlá-lo enquanto concentrado. Uma JPS nega os efeitos.