1d6 Ganchos para Halflings em Old Dragon
Victor Burgos conheceu o Old Dragon em 2012, e foi cativado pela elegância do sistema. Ele ama jogar de Bruxo e criar abacaxis para jogadores resolverem. Quando não está rolando dados, está caçando assombrações em Recife, PE.
Há algumas semanas atrás, uma série de textos analisando dados das mesas cadastradas no Old Dragon Online foram publicados. Os quatro artigos reuniram todo tipo de dado fascinante, de faixas de níveis, itens mais usados, feitiços mais memorizados…
Mas de todas as informações, a que mais me chamou a atenção foi o número de jogadores de Halfling. Essa espécie não só ficou na lanterna das raças do LB1, como também ficou atrás dos Meio-Elfos, uma raça do LB2. Além disso, apesar de sua poderosa fama entre jogadores, o Halfling Aventureiro, foi a especialização menos jogada.
Esse texto tem duas funções: tentar entender o que leva à essa situação e oferecer 6 (ou 1d6, se preferir) ganchos para essa raça. Desses, três serão baseados na descrição dos Halflings dentro do jogo, e três serão baseados nos próprios dados da pesquisa. Além disso, cada gancho terá seis opções, para que jogadores possam rolar aleatoriamente uma sugestão, ou escolher qual for mais conveniente. E sem mais delongas…
Halflings: humanos, demasiado humanos
Eu tenho uma teoria muito simples para a popularidade relativamente baixa (sem trocadilho) para os Halflings: eles são humanos demais.
O Halfling de Old Dragon — e da maioria dos RPGS — é inspirado nos Hobbits de Tolkien. Nessas histórias, os Hobbits, por serem um povo mais mundano e com uma cultura material mais próxima à dos leitores, serviram de introdução perfeita ao mundo maior da Terra-Média.
Entretanto, temo que um pouco disso seja perdido na mesa típica de RPG. Como bem apontado no artigo original, Elfos (e Meio-Elfos) são associados a uma graça sobre-humana, uma ligação profunda à natureza e a reflexões sobre a passagem do tempo. E claro, fale em “cidade élfica” e imediatamente imagina-se uma vila na floresta, com arquitetura inspirada em Art Nouveau. Da mesma forma, Anões estão ligados à ideia de guerreiros resilientes, vivendo em salões Art Déco esculpidos nas entranhas de montanhas.
Já os Halflings… Bem. Eles têm um arquétipo, sim, de um povo bucólico que tem um gosto por aventura. Infelizmente, esse arquétipo se aplica a uma quantidade muito grande de heróis de fantasia perfeitamente humanos. E para piorar, a típica vila Halfling não é tão diferente das vilas humanas, quanto o Condado era de Rohan, ou Gondor. O resultado é que é muito fácil ver essa raça meramente como “um humano baixinho”. Então aqui darei um passo para trás: o que um Halfling de Valansia tem de único para inspirar jogadores e Mestres?
Histórico: eles são aventureiros natos
Ok, isso não é tão incomum, mas é algo que vale a pena ser explorado. Os Halflings de Old Dragon são um povo bucólico e amistoso, mas não exatamente caseiro. O integrante típico desta raça tem uma curiosidade imensa sobre o mundo exterior, o que os dá uma propensão natural a sair em aventuras. Nisso, eles lembram mais o Bilbo tardio, inquieto por ficar muito tempo no Condado, mais que o Hobbit típico.
Essa sessão convida Mestres e jogadores a dar o próximo passo: o que viver em uma sociedade de aventureiros significa para seus personagens?
| 1d6 | Histórico | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Herdeiro | Você conhece um aventureiro experiente, que explorou o mundo e voltou para casa com uma fortuna razoável (ainda que sempre exagerada pelos vizinhos). Seja um parente, amigo ou celebridade local, você sonha em ser um herói também. |
| 2 | Pioneiro | Você vem de uma vila fundada há pouco tempo, e cresceu em meio a exploradores. Seguir os passos deles — e quem sabe tirar a sorte grande nos ermos do mundo — é natural. |
| 3 | Focado | Você tem um objetivo em mente. Ganhar ouro para comprar uma toca, se provar perante os pais de um interesse amoroso, provar a culinária de outros povos e voltar como um chef experiente... Seja lá qual for o motivo, há uma meta além de curiosidade norteando suas ações. |
| 4 | Curioso | Você é um Halfling normal, que decidiu partir por terras novas em busca de saciar seu desejo de ver mais do mundo. Mas será que isso não te deixa com um desejo de voltar ao lar? |
| 5 | Tragédia | Você tem um peso no coração. Alguém próximo partiu em uma aventura e nunca mais foi visto. Você é mais cauteloso que o normal, mas talvez ainda tenha esperança de um reencontro. |
| 6 | Necessidade | "Recompensa por mim? Não, não. Olhe, essa pessoa no cartaz de procurado tem um nariz mais redondo que o meu..." (Na verdade, talvez eu role nessa tabela novamente). |
Lendas e Mitos: eles são antigos
Sem entrar em muitos spoilers sobre o Heróis de Valansia, Halflings (e Gnomos) em Old Dragon são culturas antigas, que viveram sozinhos por séculos antes da chegada (ou antes, do retorno) dos outros mortais.
Isso significa que uma parte considerável da história e ruínas de Valansia são ligadas a esses povos. Que mistério dos dias antigos as suas avós contavam para você?
| 1d6 | Lenda ou Mito | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Figura Folclórica | Na sua vila há lendas de um "Mochileiro Doido", que some em flashes de luz, e volta com ouro e joias. A maioria acha que não passa de uma história, mas há relatos de brilhos estranhos nos pântanos... |
| 2 | Tumba na Colina | Para além das terras patrulhadas, há colinas funerárias, onde mortos de eras perdidas repousam. Que segredos poderiam ser achados lá? |
| 3 | Esculturas Estranhas | Nos arredores da vila há três estaturas de monstros com feições estranhamente tristes e pesarosas. Há lendas que eles despertarão no dia em que forem erguidos acima das nuvens, mas como alguém poderia testar isso? |
| 4 | Ponte do Demogorgon | Nas proximidades da vila há uma ponte de pedra que os Halflings não construíram. Reza lenda que quem tiver a coragem de passar a noite de solstício lá, em vigília, ganhará uma grande recompensa... |
| 5 | Floresta Maldita | Nos arredores da vila, há uma floresta cujas árvores parecem se mexer quando ninguém as observa. Um druida está planejando uma expedição para exorcizar o lugar. |
| 6 | Círculo de Pedras | Há um círculo de pedras próximo à um rio, com inscrições em uma língua esquecida, e pinturas de seres marinhos. Talvez acadêmicos estivessem dispostos a pagar algo por uma cópia das inscrições. |
Interculturalidade: Eles (e os Gnomos) tem uma relação especial com os outros povos
Similar ao tópico anterior, faz relativamente pouco tempo que outras raças chegaram a Valansia. A chegada deles foi pacífica, e os povos convivem em harmonia, mas essa mudança sem dúvida deixou marcas da cultura Halfling… E mais importante, no seu personagem.
| 1d6 | Relação Cultural | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Cosmopolita | Seu personagem ainda é fascinado por todas as culturas novas. Você tem uma lista de cidades que planeja visitar. |
| 2 | Admiração Singular | Uma cultura ou região em especial chamou sua atenção. Você vai fazer de tudo para aprender e conhecer mais sobre eles. |
| 3 | Desbravador | Sim, os outros povos são legais, mas sabe o que deve ser ainda mais legal? Contactar povos novos! Devem ter populações desconhecidas nos Ermos... Você só precisa encontrar eles. |
| 4 | Propaganda | Você gosta dos recém chegados, mas acha que eles iriam gostar ainda mais de descobrir os prazeres de uma erva de fumo depois do chá da tarde. Você se delicia em apresentar forasteiros à cultura Halfling — só não venha dizer que eles são só humanos baixinhos! |
| 5 | Indiferença | Honestamente, você tem mais o que fazer. Outros povos não são seus inimigos, mas sua curiosidade é voltada para outros aspectos do mundo — exploração de masmorras, biologia dos monstros, cozinhar... |
| 6 | Revolta | "Comitê Halfling Anarquista Organizado? Eu nunca ouvi falar da CHÃO, você está me chamando de traidor?" |
Organizações: Tem muitos ladrões…
Ok, isto mal é uma característica emergente: Halflings são associados a ladrões — ou como o Bilbo descreveria, “gatunos” — desde O Hobbit. A espécie também tem benefícios mecânicos para jogar como Ladrão (ou suas variantes), e sua especialização racial é derivada dessa classe.
O Ladrão é quase uma extensão natural do ideal do Halfling. Um aventureiro que não tem a força bruta dos guerreiros ou a maravilha mágica dos conjuradores, mas por meios da discrição, astúcias e golpes certeiros, quase impossíveis, salvam o dia.
Ainda assim, os números impressionam. Além de ser a única raça onde o Ladrão é a classe mais jogada, a segunda classe mais jogada é o Halfling Aventureiro. A terceira? O Bardo. A quarta? Assassino, empatada com Mago (e já chegaremos lá). A quinta? Ranger. Aproximadamente 7 em cada 10 personagens Halflings são ladrões.
Por mais que inicialmente aventureiros geralmente sejam a exceção, acho que pode ser interessante considerar as implicações para a construção de seus personagens. Como uma guilda de ladrões funciona quando tem tantos aventureiros dessa profissão? É tentador ressignificá-los como exploradores, ou mesmo investigadores, mais focados em usar suas habilidades para resolver crimes e investigações.
Então, além da clássica guilda de ladrões, vamos oferecer aqui 6 organizações que podem explicar a origem dos talentos do seu personagem, junto de alguns ganhos sobre o que elas estão fazendo agora:
| 1d6 | Organização | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Associação de Moradores | Você faz parte de uma associação de moradores, dedicada às mais diversas atividades. Atualmente, o alto escalão está em polvorosa para o festival cívico, e está especialmente preocupado com forasteiros e arruaceiros. |
| 2 | Sociedade Secreta | Há boatos de que há uma organização misteriosa em sua vila, atuando nas sombras para controlar tudo e todos. Talvez haja uma recompensa por enfrentá-los... Ou por se juntar a eles. |
| 3 | Clube Esportivo | Você faz parte de um grupo dedicado à esportes e outras tradições físicas dos Halflings. E nada mais típico do que sair em viagens de campo para pôr esses talentos em prática. |
| 4 | Escola de Artes | Os bardos locais fazem todo tipo de atividade, desde entretenimento, a servir de olhos para a vila, até serviços mais delicados. Atualmente estão buscando novos atores para uma peça, depois que dois talentos morreram em um acidente trágico de carroça. |
| 5 | Exploradores | Você faz parte de um grupo dedicado a patrulhar e explorar os ermos, e voltar com tesouros para casa. O membro mais renomado da sua organização é o Velho Arthur, que dizem ter um arsenal incrível em casa. |
| 6 | Xerifes | Você faz parte de uma organização de Halflings dedicada a manter a ordem nas fronteiras de sua vila. Normalmente a coisa mais difícil de lidar são gansos desgarrados, mas há também alguns forasteiros desaparecendo — e você vai descobrir o que está acontecendo antes que isso estrague o festival cívico! |
Ligação com o Arcano: Também há muitos magos
Ok. Essa é uma trapaça, já que Haflings Magos ainda são uma minoria, mas: Mago é a classe não-ladrão mais jogada.
De certa forma, Halflings arcanos fazem muito sentido. Essa raça é por vezes vista como frágil pelo tamanho, e a classe Mago é focada em usar poder arcano para suplantar a falta de habilidades marciais. Mecanicamente, as desvantagens vindas do tamanho pequeno não têm influência nos arcanistas, e o bônus de furtividade pode muito bem salvar um conjurador de uma situação perigosa.
Um pouco mais discretamente, Halflings conjuradores são um eco da relação única entre Gandalf e O Condado. No contexto de Valansia, isso também pode ser visto como um sinal de proximidade com os Gnomos, uma raça tradicionalmente associada com magia, e que de fato têm Magos e Ilusionistas como as classes mais jogadas.
Assim sendo, temos uma tabela para ligações de personagens Halflings com o arcano:
| 1d6 | Ligação com o Arcano | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Amigo de Gnomos | Você é amigo de Gnomos, e conhece algo sobre magia graças à eles. |
| 2 | Amigo Poderoso | Algum Mago experiente visitou suas terras em busca de paz e descanso. Você fez amizade com ele, e aprendeu algo. |
| 3 | Segredos Antigos | A matriarca da sua família aprendeu muitas coisas ao longo dos anos. Algumas delas foram confiadas à você. |
| 4 | Acadêmico | Você simplesmente sempre foi fascinado por magia, e foi atrás de mais estudo por conta própria, como tantos outros fazem em Valansia. |
| 5 | Mestre de Cerimônias | Você faz parte de uma tradição muito antiga de aprender sobre magia para realizar grandes shows de luzes e chamas em festivais. Mais do que qualquer outro, você sabe que a conjuração não é só ciência: é uma arte. |
| 6 | Tirano | No passado recente, um mago poderoso achou que poderia dominar sua vila. Vocês o derrotaram, e ficaram com todas as posses dele. Estudar os artefatos te deixou familiarizado com o arcano. |
Relação com o Divino: eles tem uma diversidade religiosa inesperada
Uma das grandes diversões de mundos de fantasia é ligar seus personagens a deuses e religiões ficcionais para aprofundar suas caracterizações. E uma revelação interessante dos dados do ODO é que os Halflings, tecnicamente, são a única raça do Old Dragon que tem mais servos de um ser caótico que dos deuses ordeiros e neutros.
O Assassino, a quarta especialização mais comum entre essa raça, é descrito como sendo ligado ao Demongorgon. Junto com o número quase igual de Clérigos e Druidas, isso pinta os Halflings como sendo extremamente diversos em suas crenças.
Pode ser muito interessante interpretar membros dessa raça como tendo a mente mais aberta, e estando dispostos a abraçar outras religiões, mesmo aquelas que — talvez com razão — são banidas por outros povos.
Assim sendo, a última tabela deste texto será sobre relações com o divino:
| 1d6 | Relação com o Divino | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Ortodoxo | Você acredita em um dos deuses bem vistos por sua sociedade, e se dedica unicamente a ele. |
| 2 | Sincrético | Você adora um dos deuses bem vistos por sua sociedade, mas sua adoração absorveu elementos de outro. Afinal, a Ordem também faz parte da Natureza, não é? |
| 3 | Politeísta | Você bebe água de muitas fontes, e reza para o deus mais apropriado a cada momento. |
| 4 | Crenças Antigas | Você é especialmente ligado à crenças da sua região, que talvez sejam desconhecidas — ou mal vistas — em outras partes. |
| 5 | Culto | Você faz parte de uma organização proibida, mas benevolente e inócua. Proteger a si mesmo e aos seus colegas é a prioridade máxima. |
| 6 | Culto Maligno | Quer saiba ou não, você de fato está em uma organização religiosa destrutiva. O que seu personagem fará? |
Quer mais material para dar personalidade aos seus Halflings em Old Dragon?
Com isso, chegamos ao fim deste artigo. Espero que ele tenha inspirado você a criar personagens Halflings. E caso você queria mais textos para se inspirar, não se preocupe: a linha Old Dragon tem muitos materiais para ajudar:
- O Livro II: Regras Expandidas traz informações sobre o Halfling Aventureiro, e sobre como esses personagens podem marcar a história dos seus reinos no modo legado.
- O Livro III: Monstros & Inimigos tem informações para a criação de NPCs Halflings — e claro, mais antagonistas para eles enfrentarem!
- O Pequeno Guia do Jogador contém, além de outras dicas, descrições de dois subtipos de Halflings: os Robustos e os Tipossaltos.
- O Cenário de Campanha: ARKHI tem Halflings vivendo em culturas únicas nos arredores do Deserto de Dunas Negras.
- O Cenário de Campanha: Heróis de Valansia detalha a história dos Halflings de Valansia e seu protetorado.
- E claro, o recente Guia de Campanha: Raças, apresenta uma raça parente dos Halflings, os Varkos, e dá aos Mestres e jogadores mais opções para customizar seus personagens.
Boas aventuras, e lembre-se: “os melhores perfumes vêm nos menores frascos!”