Gabhar
Calmos e contemplativos habitantes das montanhas.
As montanhas costumam abrigar as mais diversas raças, como gigantes e anões. Porém, poucas são tão adaptadas à vida em altitude quanto os gabhari.
São ligeiramente menores que os humanos, medindo cerca de 1,75m em média. Possuem feições caprinas, como chifres, pêlos e olhos com pupilas retangulares. Seus corpos produzem uma lã grossa que pode ser utilizada para confeccionar roupas e outros produtos, mas a maioria dos gabhari consideraria essa ideia um tanto ofensiva.
Vivem em grupos seminômades que habitam regiões montanhosas, deslocando-se conforme as estações. Durante o solstício de inverno, vários grupos gabhari reúnem-se em templos construídos nos picos mais altos em que são capazes de alcançar, com o objetivo de realizar celebrações, festas e ritos religiosos.
Os gabhari também são conhecidos por uma bebida quente e amarga feita à base de sementes chamada caife. Embora não sejam exímios agricultores, devido aos constantes deslocamentos, costumam ser ótimos forrageadores, capazes de encontrar essas frutas em praticamente qualquer tipo de terreno onde cresçam.
Personalidade
Gabhari são calmos e contemplativos. A vida nas montanhas traz essa perspectiva de estar sempre próximo do céu e em contato com o vento, e ambas as coisas desempenham um papel central na sua cultura. Orientar-se pelas constelações é algo que todo gabhar aprende desde muito jovem, sabendo reconhecer as direções, estações do ano, bem como épocas propícias para forragear (e até plantar, no caso dos poucos gabhari que se arriscam na agricultura) todo tipo de alimento.
Além disso, por estarem acostumados a viver em montanhas, todos os gabhari sabem escalar. É uma espécie de orgulho para os vários grupos gabhari. Suas festividades anuais geralmente envolvem competições sobre quem escala mais rápido, mais alto, mais longe, levando mais peso ou qualquer outro tipo de variação que sejam capazes de imaginar.
O Gabhar nas Aventuras
Embora o nomadismo seja o centro cultural da vida dos gabhari, são poucos os que deixam sua sociedade em busca de aventuras. Os que o fazem geralmente são motivados pelo desejo de explorar e expandir seu conhecimento sobre a vida e sobre o mundo.
Magos e clérigos combinam com a personalidade serena da maioria dos membros dessa raça. Magos gabhari possuem uma tradição própria de como registrar e escrever magias, que usa sua cosmologia e observação das constelações como base. Clérigos geralmente são devotos dos deuses de sua própria cultura, mas muitos deles (principalmente os que seguem a especialização Acadêmico) buscam traçar paralelos entre seus deuses e os deuses de outras culturas.
Perguntas para se responder ao criar um gabhar:
- Pergunta 1: O que as montanhas significam para seu gabhar?
- Pergunta 2: Como seu gabhar encara a vida longe das montanhas?
- Pergunta 3: Qual foi o lugar mais longe ou mais alto que seu gabhar já alcançou?
Habilidades de Raça
Todas as habilidades de raça são adquiridas no 1º nível, durante a criação do personagem.
-
1 Escaladores: seu estilo de vida em altitude faz com que os gabhari sejam exímios escaladores. Além do deslocamento escalando, gabhari também podem escalar como um ladrão com 1-2 em 1d6. Se adotarem essa classe, adicionam +1 no seu talento Escalar.
-
1 Graciosos: por estarem acostumados a viver em montanhas e locais de difícil acesso, recebem +1 em qualquer teste de JPD.
-
1 Visão panorâmica: o formato diferenciado de seus olhos faz com que os gabhari tenham uma visão panorâmica do ambiente ao seu redor. Se houver um gabhar no grupo e ele puder avisar seus companheiros de algum perigo, a chance de ser pego de surpresa cai em -1.
-
1 Orientação das estrelas: se puderem observar as estrelas, gabhari raramente se perdem em locais abertos. Sempre sabem instintivamente onde é o norte e, caso estejam perdidos, possuem 1-2 chance em 1d6 de encontrar o caminho de volta.
-
1 Cascos: gabhari nunca podem usar calçados.
Movimento base é de 9 metros e 9 metros escalando.
Infravisão não possui.
Alinhamento tendem a ser Neutro.