Baratomem
Sobreviventes do lixo e da escuridão
Diz-se que quando o mundo finalmente sucumbir e a última tocha se apagar, os Baratomens estarão lá, rindo entre os escombros. Eles são humanoides magros, com exoesqueletos de tons castanhos e negros e amarelo-fuligem, cobertos por uma camada constante de óleo e fuligem. Possuem antenas longas e hipersensíveis que não param de vibrar, captando vibrações que os olhos humanos ignoram.
Diferente de outras raças, os Baratomens não têm pátria; eles ocupam os "espaços vazios" das civilizações: esgotos, fundações de castelos e cidades abandonadas. São vistos com nojo e pavor, frequentemente confundidos com monstros de masmorra, o que os torna solitários, pragmáticos e extremamente difíceis de matar.
Sob as terras, seu império tem ninhos desenvolvidos. O conhecimento em reciclagem, camuflagem, arquitetura de túneis e pragmatismo permitiram uma cultura resiliente e acessível a todos: treinamento de batedor para todas as crianças e jovens, que também são iniciados nos conhecimentos mencionados. Adoram a instintos de preservação, à neutralidade e ao acúmulo de recursos. Mas, a religião é tratada como algo prático e silencioso, não tendo divindades ou preces proibidas. Mas, por razão desconhecida, baratomens com traços mais semelhantes aos de insetos, como mandíbulas acentuadas, carapaças espinhosas ou asas vestigiais, tendem a cultuar forças das profundezas e caóticas.
Personalidade
Os Baratomens possuem uma psicologia moldada pela paranoia constante e pelo pragmatismo absoluto: para eles, a dignidade é um luxo de quem não vive sendo caçado. Eles não buscam glória ou legado, mas a manutenção da vida através da furtividade, da paciência e do acúmulo de recursos que outros considerariam lixo. São criaturas de poucas palavras, que se comunicam muitas vezes pelo movimento frenético de suas antenas, e veem as outras raças como seres arrogantes e frágeis, destinados a desaparecer enquanto eles, os "eternos sobreviventes", continuarão prosperando nas frestas do mundo.
Pragmáticos e sobreviventes, traços confundidos com covardia e egoísmo. Embora alguns sejam realmente covardes e egoístas com as raças consideradas “desperdiçadoras” (todas as outras raças), a maioria sente orgulho de toda a resiliência cultivada por sua espécie. Apesar disso, muitos demonstram uma genuína curiosidade em relação aos “povos da luz”, substituindo seu isolacionismo por um estudo diligente do que essas culturas descartam. Alguns membros dos povos da superfície podem se sentir um pouco enojados sob o olhar de um Coletor, mas os instintos de preservação dos baratomens são, geralmente, genuínos.
O Baratomem nas Aventuras
Não é raro alguns serem designados para ir à superfície como coletores ou batedores. Mas, vários dedicam sua vida a percorrer o mundo por pura necessidade de sobrevivência ou para encontrar novos refúgios. Baratomens aventureiros acabam assumindo classes e especializações ligadas à utilidade prática, como Clérigos Pragmáticos ou Magos. Entre os Guerreiros, os Bárbaros combinam com a personalidade resiliente, especialmente se seus instintos se relacionarem com a proteção do ninho. Ladrões são comuns, e praticamente todos adotam alguma especialização voltada para a furtividade ou coleta.
Perguntas para se responder ao criar um baratomem:
- Pergunta 1: O que forçou seu baratomem a abandonar a segurança do ninho para se aventurar no mundo?
- Pergunta 2: Como seu baratomem enxerga o desperdício e a fragilidade dos povos da luz?
- Pergunta 3: O que seu baratomem pensa sobre o isolacionismo e as tradições de sua própria colônia?
Habilidades de Raça
Todas as habilidades de raça são adquiridas no 1º nível, durante a criação do personagem.
-
1 Sobrevivente: Os baratomens são seres resilientes, moldados pela escassez e pela sujeira. Essa herança garante que eles consigam estabilizar automaticamente ao chegarem a 0 PV (morte fingida) e sobrevivam até uma semana sem água ou comida. Não recebem nenhuma penalidade para realizar ações ou lutar em ambientes fétidos, lodosos ou com ar rarefeito.
-
1 Exoesqueleto: São protegidos por uma carapaça de quitina dura e elástica, podendo escolher onde alocar um bônus na sua defesa. Baratomens recebem um bônus de +1 na sua CA natural (cumulativo com armaduras leves ou médias).
-
1 Antenas: Devido à hipersensibilidade de suas antenas, todos são capazes de detectar vibrações e movimentos no ar. Têm uma chance de 2 em 6 de não serem surpreendidos e de detectar inimigos escondidos.
-
1 Voo Curto: Possuem asas membranosas sob a carapaça que permitem voos curtos e rasantes. O baratomem pode "voar" até 12 metros em linha reta, desde que termine o movimento no chão ou fixado em uma parede. Esta habilidade exige um esforço físico exaustivo, podendo ser usada apenas uma vez a cada 1 hora (ou intervalo de descanso). O som das asas batendo é alto e impede qualquer tentativa de furtividade durante o voo.
-
1 Repulsa Social: Quando em civilizações humanas, precisam ocultar sua natureza sob mantos pesados ou sofrem o peso do preconceito. Precisam evitar contato visual direto ou movimentos bruscos perto de estranhos, ou as reações de NPCs serão sempre hostis. Caso sejam descobertos em locais públicos, após uma interação, todas as jogadas sociais passam a ser difíceis. Após duas interações, se tornam muito difíceis (podendo gerar linchamentos ou perseguição).
Movimento base é de 9 metros, 12 metros escalando e 12 metros voando. Capaz de voos curtos usando suas asas vestigiais.
Infravisão de 18 metros. Infravisão de 30 metros quando em ambientes subterrâneos úmidos ou esgotos..
Alinhamento tendem ao caos..