Primal
Os Broncos, Ferozes e Aventureiros caçadores-coletores.
Certamente a mais antiga das linhagens humanoides são estes primais, aos quais muitos desapareceram se integrando às outras raças devido a sua fisiologia versátil. Entretanto, alguns clãs tão profundamente aninhados em florestas escuras e cavernas gargantuais, preservaram seu aspecto primordial, jamais se dobrando à civilização.
Tribos primais habitam cavernas, vales ermos, tundras e selvas esquecidas, onde o mundo ainda fala com a voz dos monstros e do misticismo, adotando o nomadismo ou seminomadismo. Seus corpos são fortes, de ombros e torso largos, ligeiramente mais baixos que um humano médio, têm olhos atentos, grandes orelhas peludas e exibem cicatrizes e pinturas corporais para contar sua história.
Valorizam a coragem e o instinto de sobrevivência sobre tudo, cultuando deuses com cabeça de animal em cerimônias em torno de fogueiras. Embora muitos os considerem bárbaros ignorantes e desprovidos de intelecto, os primais são, na verdade, bastante curiosos e aprendem com tremenda facilidade. Quando nascem em meio a sua tribo originária, aprendem a caçar, pescar e coletar desde muito novos.
É cada vez mais comum o número de primais caminhando dentro de grandes cidades, em sua maioria, trazidos à força ou através de meios escusos para serem explorados como mão de obra barata ou até mesmo como atração de circos itinerantes, retratando-os como figuras idiotas.
Personalidade
Apesar de desconhecerem as normas de etiqueta e a importância dos livros, primais identificam rapidamente e até mesmo enaltecem aqueles que se provam munidos de conhecimentos mais amplos que os seus.
Eles têm um espírito competitivo afiado, resultado de um estilo de vida onde é preciso caçar um animal ou coletar um fruto antes que alguma outra criatura selvagem o faça primeiro. Embora gostem de desafio, costumam evitar confrontos e situações de perigo em geral que não lhe renderão recompensas imediatas, desconhecendo coisas como ego e orgulho.
O senso comunitário dos primais é grande, de modo que têm certa dificuldade em entender o conceito de propriedade privada e individualidade, geralmente não se importando em compartilhar algo, tampouco em tomar algo que acredita que deva ser compartilhado.
O Primal nas Aventuras
Não é incomum encontrar primais que se aventuram sozinhos pelos quatro cantos, vivendo suas próprias conquistas e glórias de maneira solitária, mas sem recusar companhia quando esta se prova inteligente.
O estilo de vida tribal nomádico ou seminomádico induz aos primais estarem sempre caminhando, carregando suas tralhas e crianças de um lado para outro, vez ou outra conhecendo alguém pelo caminho ou, em casos extremos, surgindo nos portões de alguma cidade mendigando ou roubando comida quando a má sorte os acomete na caçada.
São ensinados desde muito cedo sobre os perigos do subterrâneo e das profundezas das águas, nutrindo uma cerca aversão à embarcações e mergulhos em corpos d’água. Também agem com desconfiança quando próximos daqueles que habitam abaixo da superfície, como anões, draus, gnomos e sereianos.
Perguntas para se responder ao criar um primal:
- Pergunta 1: O que é mais sagrado para você? A caça, o fogo ou o sangue?
- Pergunta 2: Como você encara o mundo civilizado? Fascínio, escárnio ou desejo de conquistá-lo?
- Pergunta 3: Que lembrança da tribo ou símbolo ancestral você carrega consigo desde o nascimento?
Habilidades de Raça
Todas as habilidades de raça são adquiridas no 1º nível, durante a criação do personagem.
-
1 Robustez: Estrutura óssea robusta e musculatura avantajada tornam os primais criaturas de grande capacidade física, recebe +2 em um atributo determinado pela rolagem de 1d6.
- 1-2: +2 FOR.
- 3-4: +2 CON.
- 5-6: +1 FOR, +1 CON.
-
1 Vitalidade: Os primais estão acostumados a ostentar cicatrizes e tolerar ferimentos que um humano comum jamais suportaria, adicione +1 ao resultado final sempre que subir de nível e rolar um dado de vida.
-
1 Coletores: Todo primal, não importe sua tribo, sabem coletar comida vegetal ou fúngica em meio à natureza sob a luz do dia.
Por isso são capazes de encontrar ou avistar, mesmo que não estejam procurando ativamente, com resultado de 1 em 1d6, frutas, raízes e fungos comestíveis, etc. Ou um resultado de 1-2 em 1d6 caso estejam efetivamente procurando. Seja em florestas, savanas, no interior de cavernas ou pântanos, exceto em ambientes onde é preciso mergulhar no fundo de rios, lagos ou cachoeiras.
-
1 Broncos: São particularmente lentos e desajeitados, não pelo tamanho, mas sim pelo peso e ergonomia de seus corpos musculosos, tamanho das mãos e ombros muito largos, -3 DES.
-
1 Elucidação: A desenvoltura intelectual dos primais é melhorada vagarosamente através da convivência e interação com outras raças e culturas. No início de cada dia, com resultado de 1-3 em 1d6, o primal pode receber +1 INT temporário até o fim do dia.
-
1 Evolução Direta: No início de cada dia, com resultado de 1-4 em 1d6, adquire uma quantidade aleatória de pontos temporários em FOR, DES ou SAB de acordo com a rolagem de 2d4 que dura até o fim do dia.
- 2-3: +1 FOR, +1 DES, +1 SAB.
- 4: +2 FOR.
- 5: +1 FOR, +1 DES.
- 6: +4 DES.
- 7-8: +1 FOR, +2 DES, +1 SAB.
Movimento base é de 6 metros.
Infravisão não possui.
Alinhamento tendem a ser Neutro.