SRD: Documento de Referência

Introdução

Conhecendo os Dados

Uma das características mais legais dos jogos de RPG são os dados diferentões e com muitos lados: d4 com quatro lados; d6, o comum conhecido por todos, com seis lados; d8 com oito lados; d10 com dez lados; d12 com doze lados e d20 com vinte lados.

Para usá-los, é simples. Quando falamos em jogar 1d8, pegue o d8 e lance-o na mesa. O resultado voltado para cima, é o resultado do dado. Mas, existem alguns dados nos quais encontrar o resultado pode ser um pouco mais complexo:

D100: é feita com uma jogada de dois dados de 10 faces, ou seja, 2d10, onde, antes do lançamento, um d10 é escolhido para representar a dezena e o outro d10 para representar a unidade. Ao jogar 2d10 como um d100, se o dado da dezena marcar um 6 e o da unidade marcar um 3 o resultado do d100 é 63. Se a dezena marcar um 0 e unidade um 7, o resultado é 07. Se ambos marcam 0, o resultado é 100.

X em 1d6: ao se deparar com uma regra que diga “o personagem consegue com uma chance de 1-3 em 1d6”, significa que, ao jogar 1d6, você terá sucesso se obtiver um resultado 1, 2 ou 3; porém, se obtiver como resultado 4, 5 ou 6, terá falhado.

D2: mais raros de serem usados, este é o simples par-ou-ímpar no qual você joga qualquer dado. Se tirar ímpar, o resultado do dado é lido como 1; se tirar par, o resultado é lido como 2.

D3: igualmente raro, o d3 é lançado jogando 1d6. Resultados 1 e 2, significam um 1. Resultados 3 e 4, significam um 2. Resultados 5 ou 6, significam um 3.

Arredondamentos

Caso seja necessário fazer qualquer arredondamento de valores no sistema, e a regra específica não citar expressamente como fazê-lo, o padrão do sistema é arredondar para baixo, ignorando o arredondamento por aproximação. Um 3,5 vira um 3 e um 3,9 também é arredondado para 3.

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